
— Tivemos 45 dias para colocar de pé todas as frentes da cidade cenográfica e externas e todos os cenários de estúdio — lembra Juliana Carneiro, cenógrafa da novela: — Os grandes destaques da cenografia de “Araguaia” são a cidade de Girassol, a estância de Antoninha (Regina Duarte), a fazenda de Max (Lima Duarte), a operadora de turismo de Fred (Raphael Viana) e o sítio do padre Emílio (Otávio Augusto).
Realidade x ficção Antes do início da trama, o diretor Marcos Schechtman captou muitas imagens da região do Araguaia para intercalar com as gravações feitas na cidade cenográfica. O Rio Araguaia, por exemplo, não foi construído no Projac: ele é inserido nas cenas graças à computação gráfica.
Juliana Carneiro também foi com a equipe da novela a Goiás e aproveitou a visita para ver como é tudo na realidade e pegar referências:
— Fui a Goiânia, Luis Alves, Pirinópolis e São Félix, e sem dúvida o mais bonito e impressionante é o Rio Araguaia. A riqueza natural da região contribuiu para a ideia de fazermos da cidade fictícia de Girassol um local rústico, mas com muito charme.
Na novela de Walther Negrão, Girassol vai ser construída ao longo dos capítulos. Mas, no Projac, ela já está prontinha.
— As cenas da construção de Girassol na trama foram gravadas enquanto estávamos terminando de fazer a cidade cenográfica. O toque final ficou por conta de sua vista aérea, que, com ajuda da computação gráfica, parecerá um girassol: as construções da cidade formam o miolo e as plantações da flor desenham suas pétalas em computação — conta Juliana, que também foi responsável pela cenografia das minisséries “Amazônia” e “JK” e das novelas “América” e “Caminho das Índias”: — O local ocupado ficou grande porque precisávamos ter vários cenários numa mesma área, que não pudessem revelar uns aos outros e que tivessem ligação com a dimensão geográfica do Araguaia.

Em Araguaia, igreja é ponto de encontro na cidade de Girassol

Fazenda de Max tem 2.442 metros quadrados na cidade cenográfica de Araguaia

O quintal da fazenda de Max tem até calha!

Araguaia: cidade cenográfica tem 13 mil metros de área construída
Sessão Extra
Nenhum comentário:
Postar um comentário